segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Tchãnananãnas




Eis aqui, ó, pré-universitários todos os momentos de vossa história.
Não usais erroneamente e não ficais apenas a este limitado e breve sinopse do conhecimento histórico...ESTUDA CAMBADA!!!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

EO NAVIO?

Para entender qual fator é importante para que um corpo venha a flutuar ou afundar é
necessário conhecer bem a diferença entre estes três conceitos da física.
Massa é medida em kilogramas (kg) no sistema internacional de unidades (S.I.). A massa é uma propriedade do corpo, ela não muda.
Peso é uma força; sua unidade no S.I. é o Newton. O peso depende da aceleração dagravidade do local e é dado por:

peso = massa x aceleração da gravidade.

Assim, seu peso muda de acordo com a mudança da aceleração da gravidade local.
Densidade é a grandeza física que expressa a concentração de massa de um corpo.
Quanto mais concentrada a massa, maior sua densidade.

Portanto: Quem tem maior massa: 1 kg de ferro ou 1 kg de pena?

Claro que os dois tem a mesma massa, a diferença está na concentração, pois a massa do ferro é mais concentrada que a massa da pena ou seja 1 Kg de ferro ocupa um lugar menor do que 1 Kg de pena! podemos dizer também que a densidade de 1Kg do ferro é maior que a densidade de 1Kg pena.

EX: usando dois cubos de mesmo volume, um de Pb (chumbo) e Al (aluminio) o acubo de Pb tem maior densidade que o cubo de Al, assim também possui maior massa, ou massa mais concentrada que o de Al...percebam a relação diretamente proporcional de Densidade com Massa!

Observa-se também que alguns corpos flutuam, e outros afundam na aguá (ou em outros meios liquidos), isso vem da relção entre as densidades (D) do corpo e do meio se:

Dcorpo > Dmeio = Corpo afunda
Dcorpo = Dmeio = Corpo fica entre o fundo e a superficie
Dcorpo < Dmeio = Corpo flutua

- Tá mas e o navio? Ele é feito de metal, metal é mais denso que a água e mesmo assim o navio flutua. Como assim? Isse fato pode ser definido em uma palavra: FORMA, é principalemnte devido a sua forma que o navio não afunda, se o navio fosse apenas de metal, com certeza afundaria, mas é formado por uma casca de metal cheia de AR!



Logo, a densidade do navio não é a densidade do metal que compõe a sua “casca”. A densidade do navio é composta desta parte de metal e de todo o ar dentro do navio. Como a quantidade de metal é muito pouca comparada com a quantidade de ar, a densidade média do navio acaba por ser menor que a da água, pois a densidade do ar é MUIIITOO menor que da água. Então o navio flutua devido à sua densidade média ser menor que a da água, e isto se deve à sua forma, composta de uma grande casca fina de metal preenchida por uma enorme quantidade de ar.

Isso ae turma..Bons estudos

Obhama