Turma, para reforçar a idea da hidrostatica e da tensão superficial deem uma olhada nesses videos!
http://www.youtube.com/watch?v=q_bCybK4cDUz
http://www.youtube.com/watch?v=3cy2JZKwg9s
http://www.youtube.com/watch?v=5Bwk5ele5zE&feature=related
Obhama
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
sábado, 26 de setembro de 2009
Gabarito do Simulado - ENEM
Olá Pessoal, como passaram o sábado? estudando? hehe
Como combinado, o gabarito do simulado está logo abaixo!
Abraços, Kiku
Como combinado, o gabarito do simulado está logo abaixo!
Abraços, Kiku
GABARITO SIMULADO ENEM
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
1-B
2-E
3-C
4-E
5-A
6-B
7-C
8-E
9-B
10-E
Ciências Humanas e suas Tecnologias
1-B
2-C
3-B
4-D
5-E
6-A
7-B
8-D
9-B
10-A
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
1-E
2-C
3-D
4-D
5-B
6-C
7-E
8-D
9-A
10-B
Matemática e suas Tecnologias
1-A
2-D
3-C
4-D
5-B
6-E
7-B
8-C
9-B
10-A
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
1-B
2-E
3-C
4-E
5-A
6-B
7-C
8-E
9-B
10-E
Ciências Humanas e suas Tecnologias
1-B
2-C
3-B
4-D
5-E
6-A
7-B
8-D
9-B
10-A
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
1-E
2-C
3-D
4-D
5-B
6-C
7-E
8-D
9-A
10-B
Matemática e suas Tecnologias
1-A
2-D
3-C
4-D
5-B
6-E
7-B
8-C
9-B
10-A
sábado, 12 de setembro de 2009
Texto complementar do Oriente médio
Salve turma!
Colocarei aqui link para o texto sobre oriente médio (questão da palestina) e também sobre a situação da caxemira, conta tudo desde a roigem até a situação atual:
Caxemira:
http://www1.curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/armas_nucleares.aspx
Palestina:
http://www2.curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/questao_palestina.aspx
Bons estudos!
Obhama
Colocarei aqui link para o texto sobre oriente médio (questão da palestina) e também sobre a situação da caxemira, conta tudo desde a roigem até a situação atual:
Caxemira:
http://www1.curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/armas_nucleares.aspx
Palestina:
http://www2.curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/questao_palestina.aspx
Bons estudos!
Obhama
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Pessoal, lembrando que amanhã (08/09) vão começar as inscrições da UNESP!!!!! E elas vão até 02/10!!!! Me procurem antes de fazerem as inscrições, tenho informações sobre a isenção!!!!!!
E as Inscrições para a FUVEST vão até dia 11/09!!!!!!!! site para inscrições: http://www.fuvest.com.br/Portal/Fuvest/default.aspx
E as da segunda fase da UFSCAR vão até 30/09!!!! site: https://www3.vunesp.com.br/scripts/vestibulares/ufsc0901/quest.asp
Abraços,
E as Inscrições para a FUVEST vão até dia 11/09!!!!!!!! site para inscrições: http://www.fuvest.com.br/Portal/Fuvest/default.aspx
E as da segunda fase da UFSCAR vão até 30/09!!!! site: https://www3.vunesp.com.br/scripts/vestibulares/ufsc0901/quest.asp
Abraços,
Simulado Aberto Novo Enem - Anglo
Pessoal, vai ter simulado aberto do novo enem no Anglo dia 13 de Setembro.
O site: http://www.simuladonovoenem.com.br/SEI/simulado_enem_20092/simulado/default.asp
Compareçam hein!!!!!!!!
Abraços!!!!
O site: http://www.simuladonovoenem.com.br/SEI/simulado_enem_20092/simulado/default.asp
Compareçam hein!!!!!!!!
Abraços!!!!
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Podcasts
Fala meu povo querido!!!
Bom, conforme indicado em sala de aula passo aqui o link do site onde há muitos podcasts interessantes, principalmente sobre História.
Seguem alguns passos:
- Na coluna esquerda da página há o ARQUIVO,
- Estágio 1: lá você procura por TEMAS;
- Estágio 2: o recomendável é HISTÓRIA, mas fique à vontade para se divertir com outros temas de seu interesse;
- Estágio 3: Escolha o episódio que te interessa e dê boas risadas (eu não acreditava nisso!!!).
Bom, os arquivos estão normalmente em mp3 e com diferentes tamanhos que estão diretemente relacionados à qualidade do áudio.
Depois de ouvirem comentem no post p/ eu saber o que vcs estão achando do mesmo.
Um grande abraço e vamo que vamo!!!
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
E ae pessoal beleza?
Como estão as férias forçadas?
espero que tenha sido útil ,para estudar e claro se divertir um pouco!!!
estou postando mais uma parte das respostas das atividades...
até mais e bom final de férias.......
Xuleta.
Arcadismo
1-resposta correta a ( esse conhecido poema faz parte da fase pré-romântica de Bocage, portanto, as alternativas que descrevem características árcades estão todas incorretas e a afirmação de que o poema fala do ecapismo ("c") também não é verdadeira.)
2-Bocage é também chamado de poeta pré-romântico porque um lirismo carregado de subjetividade e sentimento, próprio da estética do Romantismo. Sua poesia passa então a tratar de temas que giram em torno do amor, da morte, do destino; o locus amoenus árcade é substituído por um locus horrendus, com natureza espelhando a dor o sofrimento expressos pelo eu lírico.)
3-resposta correta c (Comprova-se que essa alternativa é a correta, em razão dos versos "Ah!não, minha Marília, /aproveite-se o tempo, antes que faça / o estrago de roubar ao corpo as forças, /e ao semblante e graça".)
4-A caracteristica do carpe diem , ou seja, justamente a necessidade de se aproveitar o tempo presente.
5-resposta correta c
6-Na alternativa "a", contempla-se a retomada dos valores clássicos e dos tópicos horacianos. Em "b", o contexto do Iluminismo, que deu sustentação filosófica à poesia da época. Em "d", fala-se do bucolismo, do locus amoenus, do cenário convencional da lírica pastoral, típica dessa estética. Em "e", temos a referência ao universalismo temático, que os árcades retomam da tradição clássica.
Autores árcades brasileiros
1-resposta correta b /V,F,V,V/(a segunda afirmação é falsa porque não há trecho indicador qualquer menção à violência do amor, há apenas a evocação de uma figura mitólogica - Cúpido, deus do amor - característica principal dos poemas árcades.)
2-resposta correta b (O eu lírico dirige-se ao seu amigo Doroteu, dizendo que o governador de Minas, que não é Santo, quer fingir-se Santo aos outros homens .
3-resposta correta e ( Todas as afirmativas acerca dos três autores e seus respectivos estilos e períodos literários estão corretas.)
4-resposta correta e ( O poeta não consegue usufruir a beleza da natureza, pois os elementos naturais o fazem lembrar-se de sua amada: cada flor me lembra a formosura / Da bela causadora de minha ânsia?)
5-resposta correta e (Aproximando a beleza da natureza à idéia de ventura, o terceto está expressando que nesse esplendor das belezas naturais está, de fato, a felicidade.)
6-resposta c (Cláudio Manuel da Costa viveu na época do Brasil-Colônia assim como os demais escritores citados no item. O importante é que, embora estejam todos imersas em um contexto histórico semelhantes, as produções literárias são muito diferentes.)
Romantismo
1-a)Prosopopéia: vento sussurrante; ou metáfora: véu da escuridão; ou comparação: "E a névoa que desceu, /Como véu de donzela em branco seio".
b)A palavra "sussurrante", com suas fricativas em "s", lembra o som do próprio sussurro;"E os monótonos sons", com uma sequência de nasais dão o tom da monotonia proposta pelo verso.
c)A apreciação da noite como lugar convidativo: o apelo a escuridão e à escuridão e à monotonia; menção à palidez da lua e da donzela como ideais de beleza são traços típicos do Romantismo.
2-Trata-se de um poema confessional, em que o eu lírico confessa o seu amor à sua musa; esta é uma das faces do subjetivismo característico do Romantismo.
3-resposta correta c (As afirmações I e III estão incorretas, pois a amargura do poeta pela vida não é relativizada diante da morte. O poeta, portanto, demonstra que deixa de viver não traz nenhuma saudade, o que indica que o eu lírico não deve ter vivido em sua existência doces momentos que mereçam ser recordados como doces lembranças.)
4-resposta correta a
5- a)A segunda imagem (Michelangelo, A criação de Adão) reflete uma perspectiva clássica. Podemos notar o senso de equilíbrio entre as pessoas retratadas. Outras característica tipicamente clássica é o traço que realça as formas humanas de Adão, representando aqui com uma expressão tranquila. O uso das cores também reflete essa perspectiva.
b)A primeira imagem (Willian Blake, Deus criando Adão) reflete uma perspectiva romântica. As cores utilizadas criam uma atmosfera pesada, contribuindo para a indefinição dos contornos. O rosto de Adão, em lugar de expressar tranquilidade, revela uma certa angústia, sugere sofrimento. O resultado final do quadro é mais pertubador.
6-resposta correta a ( o profundo sentimentalismo e a fuga da realidade estão presentes, respectivamente, nos versos: "E tão romântico seremos/ que as folhas dos galhos supremos/ que se desprenderem no abismo/ pousarão na nossa memória /- secas borboletas caídas-/ e choraremos sua história " e "Seremos ainda românticos/-e entraremos na densa mata, /em busca de flores de prata , / de aéreos, invisíveis cânticos".)
Romantismo em Portugal
1-resposta correta a (apenas a I está correta, pois o que se afirma acerca da poesia de Garrett em II não é verdadeiro, assim como na III, sobre Filinto Elísio, cuja poesia não representa uma visão de amor sôfrega e intensa.)
2-resposta correta b (As metáforas e hipérboles estão presentes no poema de Filinto. As demais afirmações estão todas incorretas.)
3-resposta correta e
4-O poema trata do amor de forma subjetiva: o eu lírico expressa suas próprias sensações, angústia, preocupações acerca desse sentimento.Além disso, utiliza uma linguagem carregada de sentimentalismo, o que aponta para essa visão mais individual do amor que se apresenta como um paradoxo ao eu lírico: apesar de amado, ele sente tristeza, pois o "excesso do gozo é dor".
5-O eu lírico apresenta o sentimento amoroso como algo paradoxal: provoca tristeza e angústia, ainda que seja realizado (como é o caso, já que o eu lírico se dirige a uma interlocutora que chama de "querida"). Parece , no texto, que o eu lírico idealiza o amor, ao invés de vivenciá-lo realmente - é o que poderíamos chamar de "o amor pelo amor", e não por um objetivo ou uma pessoa.
Como estão as férias forçadas?
espero que tenha sido útil ,para estudar e claro se divertir um pouco!!!
estou postando mais uma parte das respostas das atividades...
até mais e bom final de férias.......
Xuleta.
Arcadismo
1-resposta correta a ( esse conhecido poema faz parte da fase pré-romântica de Bocage, portanto, as alternativas que descrevem características árcades estão todas incorretas e a afirmação de que o poema fala do ecapismo ("c") também não é verdadeira.)
2-Bocage é também chamado de poeta pré-romântico porque um lirismo carregado de subjetividade e sentimento, próprio da estética do Romantismo. Sua poesia passa então a tratar de temas que giram em torno do amor, da morte, do destino; o locus amoenus árcade é substituído por um locus horrendus, com natureza espelhando a dor o sofrimento expressos pelo eu lírico.)
3-resposta correta c (Comprova-se que essa alternativa é a correta, em razão dos versos "Ah!não, minha Marília, /aproveite-se o tempo, antes que faça / o estrago de roubar ao corpo as forças, /e ao semblante e graça".)
4-A caracteristica do carpe diem , ou seja, justamente a necessidade de se aproveitar o tempo presente.
5-resposta correta c
6-Na alternativa "a", contempla-se a retomada dos valores clássicos e dos tópicos horacianos. Em "b", o contexto do Iluminismo, que deu sustentação filosófica à poesia da época. Em "d", fala-se do bucolismo, do locus amoenus, do cenário convencional da lírica pastoral, típica dessa estética. Em "e", temos a referência ao universalismo temático, que os árcades retomam da tradição clássica.
Autores árcades brasileiros
1-resposta correta b /V,F,V,V/(a segunda afirmação é falsa porque não há trecho indicador qualquer menção à violência do amor, há apenas a evocação de uma figura mitólogica - Cúpido, deus do amor - característica principal dos poemas árcades.)
2-resposta correta b (O eu lírico dirige-se ao seu amigo Doroteu, dizendo que o governador de Minas, que não é Santo, quer fingir-se Santo aos outros homens .
3-resposta correta e ( Todas as afirmativas acerca dos três autores e seus respectivos estilos e períodos literários estão corretas.)
4-resposta correta e ( O poeta não consegue usufruir a beleza da natureza, pois os elementos naturais o fazem lembrar-se de sua amada: cada flor me lembra a formosura / Da bela causadora de minha ânsia?)
5-resposta correta e (Aproximando a beleza da natureza à idéia de ventura, o terceto está expressando que nesse esplendor das belezas naturais está, de fato, a felicidade.)
6-resposta c (Cláudio Manuel da Costa viveu na época do Brasil-Colônia assim como os demais escritores citados no item. O importante é que, embora estejam todos imersas em um contexto histórico semelhantes, as produções literárias são muito diferentes.)
Romantismo
1-a)Prosopopéia: vento sussurrante; ou metáfora: véu da escuridão; ou comparação: "E a névoa que desceu, /Como véu de donzela em branco seio".
b)A palavra "sussurrante", com suas fricativas em "s", lembra o som do próprio sussurro;"E os monótonos sons", com uma sequência de nasais dão o tom da monotonia proposta pelo verso.
c)A apreciação da noite como lugar convidativo: o apelo a escuridão e à escuridão e à monotonia; menção à palidez da lua e da donzela como ideais de beleza são traços típicos do Romantismo.
2-Trata-se de um poema confessional, em que o eu lírico confessa o seu amor à sua musa; esta é uma das faces do subjetivismo característico do Romantismo.
3-resposta correta c (As afirmações I e III estão incorretas, pois a amargura do poeta pela vida não é relativizada diante da morte. O poeta, portanto, demonstra que deixa de viver não traz nenhuma saudade, o que indica que o eu lírico não deve ter vivido em sua existência doces momentos que mereçam ser recordados como doces lembranças.)
4-resposta correta a
5- a)A segunda imagem (Michelangelo, A criação de Adão) reflete uma perspectiva clássica. Podemos notar o senso de equilíbrio entre as pessoas retratadas. Outras característica tipicamente clássica é o traço que realça as formas humanas de Adão, representando aqui com uma expressão tranquila. O uso das cores também reflete essa perspectiva.
b)A primeira imagem (Willian Blake, Deus criando Adão) reflete uma perspectiva romântica. As cores utilizadas criam uma atmosfera pesada, contribuindo para a indefinição dos contornos. O rosto de Adão, em lugar de expressar tranquilidade, revela uma certa angústia, sugere sofrimento. O resultado final do quadro é mais pertubador.
6-resposta correta a ( o profundo sentimentalismo e a fuga da realidade estão presentes, respectivamente, nos versos: "E tão romântico seremos/ que as folhas dos galhos supremos/ que se desprenderem no abismo/ pousarão na nossa memória /- secas borboletas caídas-/ e choraremos sua história " e "Seremos ainda românticos/-e entraremos na densa mata, /em busca de flores de prata , / de aéreos, invisíveis cânticos".)
Romantismo em Portugal
1-resposta correta a (apenas a I está correta, pois o que se afirma acerca da poesia de Garrett em II não é verdadeiro, assim como na III, sobre Filinto Elísio, cuja poesia não representa uma visão de amor sôfrega e intensa.)
2-resposta correta b (As metáforas e hipérboles estão presentes no poema de Filinto. As demais afirmações estão todas incorretas.)
3-resposta correta e
4-O poema trata do amor de forma subjetiva: o eu lírico expressa suas próprias sensações, angústia, preocupações acerca desse sentimento.Além disso, utiliza uma linguagem carregada de sentimentalismo, o que aponta para essa visão mais individual do amor que se apresenta como um paradoxo ao eu lírico: apesar de amado, ele sente tristeza, pois o "excesso do gozo é dor".
5-O eu lírico apresenta o sentimento amoroso como algo paradoxal: provoca tristeza e angústia, ainda que seja realizado (como é o caso, já que o eu lírico se dirige a uma interlocutora que chama de "querida"). Parece , no texto, que o eu lírico idealiza o amor, ao invés de vivenciá-lo realmente - é o que poderíamos chamar de "o amor pelo amor", e não por um objetivo ou uma pessoa.
Assinar:
Postagens (Atom)