terça-feira, 21 de setembro de 2010

Densidade apaga Fogo?

Química é a ciência que lida com as propriedades, composição e estrutura das substâncias (definidas como elementos e compostos), as transformações que com elas ocorrem e a energia que é liberada ou absorvida durante esses processos, podemos dizer também que a química é a ciência que estuda como uma dada substância (composto) se comporta frente à outra substância. Pois bem, isso posto quero, hoje, falar um pouco sobre a química que existente na utilização no extintor de incêndio que se utiliza de CO2 como o “principio ativo”.

Mas antes de revelar o “segredo” por trás do extintor de CO2 precisamos nos familiarizar com alguns conceitos que estão envolvidos no assunto. Em uma reação de combustão (reação de queima) têm-se alguns pontos que precisamos nos atentar.

• necessita de um comburente (substância que será consumida “queimada”);

• necessita de combustível;

• sempre ocorre na presença de gás oxigênio (O2);

• sempre libera calor, caracterizando assim, uma reação exotérmica;

Vamos agora nos atentar um pouco mais nas moléculas de gás oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2). Quando comparamos as densidades entre as moléculas é possível observar que a molécula de CO2 é mais densa que a molécula de O2. Todos sabem que quanto mais densa uma substância é, mais “peso” por unidade de medida ela tem, consequentemente quando colocada junto a uma substância de densidade menor, ela é observada abaixo da que apresenta densidade menor.

Pois bem, isso apresentado, podemos agora falar como que ocorre a interação entre o fogo e o CO2 do extintor. Como dito anteriormente, toda reação de combustão necessita de gás oxigênio para que ocorra, a cima também foi apresentado que a molécula de CO2 é mais densa que a molécula de O2. Então o que acontece quando as duas moléculas estão juntas? Isso mesmo!!! A molécula de O2 é substituída pela molécula de CO2, pois esta é mais densa, portanto desloca o oxigênio de sua posição inicial. Não tendo O2 para que a reação de combustão aconteça (pois o CO2 deslocou a molécula de O2) o fogo se extingue.

Para finalizar deixo que, um assunto simples como densidade, pode ser usado para resolver problemas grandes, basta que nos dediquemos a entender como a natureza se comporta e saber utiliza-la da melhor forma possível, ou seja, com sustentabilidade. Mas esse assunto pode ser discutido em outro post.

Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário