quarta-feira, 26 de junho de 2013

Prova de exatas do Enem cobra temas básicos; veja o que estudar

Disciplinas de difícil entendimento para alguns alunos, matemática e física são cobradas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) com conteúdos mais básicos e de forma menos "conteudista" se comparadas a questões das mesmas matérias na Fuvest. É a opinião dos especialistas ouvidos pelo UOL.

Eduardo Figueiredo, coordenador da disciplina de física do colégio e curso Objetivo, concorda. "O que você tem de saber são leis básicas, interpretação de gráficos e textos", afirma. "Contudo, a prova do Enem agora tem mais conteúdo que antigamente, mas é algo mais contextualizado, da vida cotidiana". "A prova da Fuvest, por exemplo, requer muito conteúdo e fórmulas, mas não é simplesmente isso. É entender bem o procedimento matemático", afirma Alessandro Menezes, professor de matemática do cursinho da Poli. "Já no Enem, são cobrados temas mais básicos".
Para Alexandre Simonka, professor de física do colégio Vértice, muitas vezes o fenômeno em questão é explicado no próprio enunciado do Enem.
"Isso não quer dizer que se o aluno não tiver nenhum conhecimento da matéria ele conseguirá se sair bem só por ter a habilidade de interpretar textos, pois sem um conhecimento básico será muito difícil procurar o que é relevante no enunciado", afirma Simonka.
A dificuldade das questões pode estar, então, no tempo de solução. "O enunciado de exatas dificilmente é muito longo, ao passo que em humanas todos são. O aluno perde muito tempo para ler. Em história e geografia, ou ele sabe ou não sabe, já em física e matemática, ele tem que pensar, fazer a resolução", diz Figueiredo.

Conteúdos

Os três professores, a pedido do UOL, elaboraram uma lista com os temas que mais caem no Enem das duas disciplinas; confira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário