segunda-feira, 4 de maio de 2009

INTERDISCIPLINARIDADE!

Fala Turma, esse post na verdade será uma parte das ideas que pretendo expor sobre interdisciplinaridade, este assunto que vem sendo muito utilizado nos vestibulares nos últimos anos! "AGUARDEM PELA AULA PLUS TURBO INTERDISCIPLINAR!
Não tem como deixar passar em branco essa tal de "GRIPE SUÍNA", que está deixando todo o mundo aterrorizado, como diz o autor do blog rainha vermelha "DON'T PANIC", a gripe suína é causada pelo vírus Influenza A, também conhecido como H1N1, até ae nada de novo né!(a mídia ja nos informou sobre isso, rs).
Acontece que a partir de 1918 (algo importante nesta data?) a europa começou a presenciar uma aparente gripe, bem comum, nariz escorrendo, dor de cabeça e tal! que em questão de horas acabava desenvolvendo uma pneumonia "muito severa" levando as vitimas a morte em questão de dias.
Pra quem não recordou, em 1918 a europa estava vivendo o caos da 1ª Guerra Mundial, como se não bastasse lutar em trincheiras, enfrentar soldados, chuvas, ratos, piolhos,(ratos e piolhos também são disseminadores de doenças) os soldados lutavam contra o vírus H1N1 também responsável pela famosa "GRIPE ESPANHOLA".
Tal gripe teve dois surtos, o 1º em fevereiro de 1918 um puco mais suave do que a segunda, em agosto do mesmo ano, o primeiro surto ficou restrito aos EUA e EUROPA, já o segundo disseminou-se pelo mundo literalmente, atingindo a Índia, o Sudeste Asiático, Japão, China e Américas Central e do Sul, incluindo o BRASIL.
No Brasil o virus chegou a travez de combatentes deportados, o primeiro foco em recife, em alguns dias se espalhou pelo país devido a negligencia do governo de...? em não acreditar nas informaçoes que Portugal mandava (? Venceslau Brás). Ainda em 1918 Carlos Chagas assumiu a direção do Instituto Oswaldo Cruz, a pedido do presidente da república Vensceslau Brás e começou uma campanha contra gripe espanhola.
Acredita-se que eno perido 1918 a 1919 65% da população brasileira adoeceu, estima-se 20 a 40 milhões de mortos, sendo que a 1ª GM soma 9 milhões e 200 mil e a 2ª GM 15 milhões de mortes.
A idea é: fiquem atentos ao periodo de 1ª e 2ª GM, Governo brasileiro durante o periodo de 1ªGM, nomes como Instituto Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, Governo Venceslau Brás são prato cheio para abordar história pelo tema da gripe suína!

Essa foi uma idea, aguardem novos post's!

AAAATCHIM...É APENAS UMA GRIPE.!

Obhama

Um comentário:

  1. é, Dr. OBHAMA...
    Quem sabe vc falando eles acreditem na importância da História para a Redação, já que não adiantou eu mesma dizer.

    Um dia sonhei em proporcionar aos alunos uma visão que os temas históricos geram argumentos incontestáveis.
    Será que foi ilusão?

    Beijos e parabéns pelo levantamento.

    ResponderExcluir