quinta-feira, 16 de julho de 2009

atividades da apostila

Entao pessoal demorou,mas estou postando as respostas das atividades ....

espero até o final das férias conseguir postar todas as atividades que não foi possível passar em aula...

desejo bom descanso a todos e boas férias.

até mais , Xuleta....



Introdução aos estudos literários e Trovadorismo

1-a) Demonstra a hibridização dos gêneros dramático e lírico.

b) Espécie de lagarto que,quando se corta em dois,três,mil pedaços,facilmente se refaz.Então metaforiza que as idéias de Calabar não morreram, pelo contrário, se multiplicaram.



2- resposta correta c (Na criação poética de caráter dramática e épico podem aparecer os diálogos entre os personagens.Porém, não é uma característica da poesia lírica em que o autor trata de seu mundo interior)



3-a) Os ídolos da música popular são apresentados através dos personagens do romance, passando a ser vistos pela repercussão de sua imagem e de sua obra junto a esses personagens.

b)Duas dentre as características seguintes: localização no tempo e no espaço; citação de nomes de obras passíveis de comprovação; pessoas citadas com existência conhecida publicamente; narrativa dos acontecimentos baseada num ponto de vista que procura demonstrar objetividade ou isenção .



4-resposta correta a (O poema pode ser classificado como cantiga de escárnio, do Trovadorismo galego-português. Trata-se de uma posição satírica em que não se identifica claramente o criticado - no caso,o dono que não cuida de seu cavalo - ,daí podermos apontá-los como de escárnio e não de maldizer (em que as pessoas criticadas são explicitadas).



5-resposta correta d (As demais alternativas estão incorretas porque: no Trovadorismo predomina o amor platônico; esse estilo literário não ocorre no século XV ou se baseia numa cultura antropocêntrica; as cantigas não são retomadas pelo Renascimento nem recuperam padrões greco-romanos).



6-resposta correta e (Trata-se de uma cantiga de amor, porque "mia dona" é equivalente a " mia senhor", expressão utilizada de modo recorrente nessas cantigas)



Humanismo

1-resposta correta e



2-resposta correta d (O interesse de Erasmo pelas línguas antigas abre espaço para o estudo do passado, ou seja, da história .



3-resposta correta a (Erasmo acreditava "firmemente no livre-arbítrio dos seres humanos", pois, para ele, "todos são capazes de distinguir o bem e o mal").



4- Os versos são redondilhas maiores (7 sílabas poéticas), e há presença de jogos de palavras(desavim/de mim; mim comigo/de mim) bastante utilizados pelos poetas palacianos.



5-A presença de métrica regular e de jogos verbais na poesia palaciana decorrem diretamente da separação entre poesia e música : sem o acompanhamento rítmico, a poesia precisava extrair sua musicalidade da linguagem .



6-Nesse poema, percebemos uma reflexão do eu lírico sobre si mesmo, tema que começou a ser tratado no Humanismo, uma vez que se deixa uma perspectiva teocêntrica por uma visão humanista que coloca o homem no centro das próprias ações.



O teatro de Gil Vicente

1-resposta correta e



2-resposta correta c ( A ironia do texto de Gil Vicente está nessa "dissimulação" contida nos nomes dos personagens - que correspondem não apenas a personagens específicos, mas a um grupo de pessoas.



3-resposta correta c (O trecho não privilegia o racionalismo, não possui perfeição formal nem apresenta uma linguagem restrita ao Renascimento, ou possui uma visão positiva do homem de fé. A cena retratada é grotesca e pertence à cultura popular).



4-a)Auto é uma peça teatral de cunho moralizante, que desenvolve tema de natureza religiosa. Nos autos vicentinos observa-se a utilização de alegorias, que representam as virtudes e/ou defeitos humanos.

b)Observa-se, no trecho do Auto da Barca do Inferno, a referência ao tema religioso (o parvo que chega ao batel do Anjo e pede para ser levado para o céu) e, principalmente, o uso de alegorias: o parvo representa a alma pura, aquela que pode ser levada no batel do Anjo porque, quando errou , o fez sem malícia.



5-O teatro de Gil Vicente é chamado de alegórico porque não apresenta personagens individualizadas. Cada uma das personagens vicentinas, na verdade, é a representação de um conceito (Bem e Mal, por exemplo) ou de um grupo social.



6-Todos os diálogos apresentam-se em versos e não em prosa. A peça estrutura-se, formalmente, com versos em redondilhas maiores (7 sílabas métricas) e também versos com três sílabas métricas.



7-O parvo é aceito na barca do Anjo pela sua simplicidade ("Tua simpreza t' abaste") e porque, apesar de ser um tolo, não cometeu os erros por malícia, isto é, de forma premeditada e consciente. Dessa forma, o Anjo acolhe de acordo com os ensinamentos da doutrina cristã, que isenta de culpa "os pobres de espírito".



Classicismo

1-resposta correta c (É preciso estar atento ao fato de a alternatica c não dizer que o Renascimento tem início no século XVIII, mas que é nesse século ocorrerá o que chamamos de Iluminismo, movimento filosófico influenciado pelos ideais do Renascimento).



2-resposta correta b (O Absolutismo é um regime político que será adotado pelas monarquias européias apenas a partir dos séculos XVII e XVIII, posterior, portanto, ao Renascimento.



3- 25 (01+08+16)



4- 41 (01+08+32)



5-Os aspectos formais que permitem a inclusão do poema no Classicismo são o uso de versos decassílabos (medida nova) e a utilização da forma fixa do soneto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário