sexta-feira, 24 de julho de 2009

E ae pessoal beleza?
continuarei a postar as respostas das atividades ....
e descansem bastante mas sem relaxar hein!
até....Xuleta

Camões: poesia épica
1-resposta correta b (O velho do Restelo critica os portugueses e sua viagem em busca de glória, como fica evidente pela leitura da segunda estrofe: "O glória de mandar, ó vã cobiça/Desta vaidade a quem chamamos Fama!")

2-resposta correta c (O trecho apresenta a aparição do gigante Adamastor- figura que representa o Cabo das Tormentas ("Que mor cousa parece que tormenta").

3-resposta correta e (É Vasco da Gama quem comenta a aparição da aterrorizante criatura)

4-resposta correta b (O termo refere-se ao estado de ânimo dos marinheiros, naquele exato momento diante do gigante Adamastor ).

5-resposta correta d (A afirmativa 1 está incorreta pois a estadia na Ilha dos Amores é um presente de Vênus e não de Baco).

6-resposta correta c (Na fala cotidiana, o verbo começar pede a preposição a ).

A Lírica de Luís de Camões
1-resposta correta b (A alternativa b esta incorreta porque o desconcerto amoroso existe sim na lírica camoniana, sendo, inclusive, um dos termas mais explorados pelo poeta português ).

2-resposta correta e (Não há regularidade sintática. Nas três primeiras estrofes o poema é composto por frases nominais , enquanto na última estrofe os versos compõem-se apenas de frases verbais ).

3-resposta correta c (A poesia de Camões apresenta tanto versos redondilhos, ou seja, compostos na medida velha, quanto decassíbalos, compostos na medida nova. O texto para a atividade 3 é um vilancete, composto de redondilhas maiores (sete sílabas) ).

4-resposta correta c (A alternativa c que abarca a melhor possibilidade de interpretação do texto. Assim, é lícito pensar que o poeta tenta relativizar o valor da ambição, mostrando que cada um deve seguir conforme sua "pena" lhe possibilita voar, sem exageros ou desmesuras).

5-Camões, nesse poema, faz uso de versos redondilhos, característicos da poesia trovadoresca.

6-O poema faz parte da lírica camoniana escrita em medida velha. Além de ser escrito em redondilhas menores, podemos perceber no texto um certo gosto pelo jogo de palavras, e a abordagem do amor sob um aspecto mais galante e carnal (ao contrário da lírica em medida nova, que trata do tema numa perspectiva neoplatônica).

Origens da Literatura Brasileira: Quinhentismo e Barroco
1-resposta correta a (O manual Diálogo sobre a conversão do gentio foi escrito pelo Padre Manuel da Nóbrega e não por José de Anchieta).

2-resposta correta c (A carta, de Pero Vaz Caminha não apresenta "registro coloquial em estilo cerimonioso", pois tais características são inconciliáveis).

3-resposta correta e (Todas as proposições estão corretas)

4-resposta correta e (Os versos são dirigidos à "Mãe Santíssima", o que comprova a religiosidade
do apóstolo, e a citação dos índios tamoios mostra o conhecimento da paisagem americana por parte do jesuíta).

5-resposta correta b (Enquanto Anchieta diz "tua graça me acolheu ", Gregório de Matos descreve-se como sendo uma "ovelha desgarrada", ou seja, declara sua culpa diante de Deus).

6-resposta correta d (Na alternativa a, a expressão "outrora" não se relaciona necessariamente com Antiguidades; em b, um inimigo feroz não significa obrigatoriamente uma força invencível; em c, conjurados são aqueles que se unem para um determinado fim, portanto nem todos os integrantes dos rituais da tribo Tamoio tem de estar conjurados; em e "graça" significa bênção e não pode ser apontada no contexto como sinônimo de beleza).

Autores do Barroco: Padre Antônio Vieira e Gregório de Matos
1-resposta correta a (Todas as afirmações acerca de Gregório de Matos estão incorretas; a alternativa d,que fala de Vieira, comete um equívoco ao caracterizar sua obra como influenciada pela Reforma, pois seus textos seguem os postulados da Contra-Reforma).

2-resposta correta b (As afirmações III,IV e V estão incorretas porque: III-os poemas barrocos não se dedicam apenas a trabalhar com temas religiosos; IV-o título do poema nada tem a ver com a forma fixa do decassílabo, uma vez que se trata de redondilhas maiores, portanto, versos de sete sílabas; V-não há qualquer antítese nos quatro primeiros versos do poema).

3-resposta correta d (Os versos ilustram o que o crítico José Aderaldo Castelo chama de "sombra não punitiva mas inesgotavelmente tolerante de Deus")

4-resposta correta d (O maior exemplo de amor superior estaria na relação entre o homem e Cristo que, pelo "amor forte", levou "Cristo da terra ao Céu": a separação também deve ser buscada quando benéfica ao ser amado).

5-resposta correta b (A última afirmação é falsa porque não há, no texto de Vieira, intenções políticas ou a intenção de transformação do universo social português).

6-resposta correta e (É exemplo do procedimento citado na alternativa e, frequente repetição do vocábulo "amoroso" no texto, como uma forma de destacar o termo e conferir-lhe maior importância ).

7-resposta correta a (Não há relação antitética entre as palavras amoroso e unitivo, pois a primeira fala do sentimento e a outra não se refere ao seu oposto (que poderia se ódio ou desamor ,por exemplo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário