quinta-feira, 17 de maio de 2012

Asfixiando o Fogo !!

Fala moçada, to sumido né !!!! Hehehehehe. Olha como não tenho uma boa mentira para inventar para vocês,  vou logo ao pedido de DESCULPA !!!! eu sei que errei, não vou fazer mais, podem me xingar eu mereço, etc .... Enfim, hoje trago a vocês um post que colocará um pouco mais de química diante de seus olhos.

                                                                            Imagem utilizada a partir do google imagens


Química é a ciência que lida com as propriedades, composição e estrutura das substâncias (definidas como elementos e compostos), as transformações que com elas ocorrem e a energia que é liberada ou absorvida durante esses processos, podemos dizer também que a química é a ciência que estuda como uma dada substância (composto) se comporta frente à outra substância. Pois bem, isso posto quero, hoje, vou falar um pouco sobre a química que existente na utilização no extintor de incêndio que se utiliza de CO2 como o “principio ativo”.

Mas antes de revelar o “segredo” por trás do extintor de CO2 precisamos nos familiarizar com alguns conceitos que estão envolvidos no assunto. Em uma reação de combustão (reação de queima) têm-se alguns pontos que precisamos nos atentar.

• necessita de um comburente (substância que será consumida “queimada”);
• necessita de combustível;
• sempre ocorre na presença de gás oxigênio (O2);
• sempre libera calor, caracterizando assim, uma reação exotérmica;

Vamos agora nos atentar um pouco mais nas moléculas de gás oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2).  Quando comparamos as densidades (“peso” entre as moléculas), é possível observar que a molécula de CO2 é mais densa que a molécula de O2. Todos sabem que quanto mais densa uma substância é, mais “peso” por unidade de medida ela tem, consequentemente quando colocada junto a uma substância de densidade menor, ela é observada abaixo da que apresenta densidade menor.   

Pois bem, isso apresentado, podemos agora falar como que ocorre a interação entre o fogo e o CO2 do extintor. Como dito anteriormente, toda reação de combustão necessita de gás oxigênio para que ocorra, a cima também foi apresentado que a molécula de CO2 é mais densa que a molécula de O2. Então o que acontece quando as duas moléculas estão juntas? Isso mesmo!!! A molécula de O2 é substituída pela molécula de CO2, pois esta é mais densa, portanto desloca o oxigênio de sua posição inicial. Não tendo O2 para que a reação de combustão aconteça (pois o CO2 deslocou a molécula de O2) o fogo se extingue. Lindo isso, não?

Para finalizar deixo que, um assunto simples como densidade, pode ser usado para resolver problemas grandes, basta que nos dediquemos a entender como a natureza se comporta e saber utiliza-la da melhor forma possível, ou seja, com conciência. Mas esse assunto pode ser discutido em outro post.

Abraços....

Nenhum comentário:

Postar um comentário