quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Podcasts

Fala meu povo querido!!!

Bom, conforme indicado em sala de aula passo aqui o link do site onde há muitos podcasts interessantes, principalmente sobre História.
Seguem alguns passos:
- Na coluna esquerda da página há o ARQUIVO,
- Estágio 1: lá você procura por TEMAS;
- Estágio 2: o recomendável é HISTÓRIA, mas fique à vontade para se divertir com outros temas de seu interesse;
- Estágio 3: Escolha o episódio que te interessa e dê boas risadas (eu não acreditava nisso!!!).

Bom, os arquivos estão normalmente em mp3 e com diferentes tamanhos que estão diretemente relacionados à qualidade do áudio.

Depois de ouvirem comentem no post p/ eu saber o que vcs estão achando do mesmo.

Um grande abraço e vamo que vamo!!!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

E ae pessoal beleza?
Como estão as férias forçadas?
espero que tenha sido útil ,para estudar e claro se divertir um pouco!!!
estou postando mais uma parte das respostas das atividades...
até mais e bom final de férias.......
Xuleta.


Arcadismo
1-resposta correta a ( esse conhecido poema faz parte da fase pré-romântica de Bocage, portanto, as alternativas que descrevem características árcades estão todas incorretas e a afirmação de que o poema fala do ecapismo ("c") também não é verdadeira.)

2-Bocage é também chamado de poeta pré-romântico porque um lirismo carregado de subjetividade e sentimento, próprio da estética do Romantismo. Sua poesia passa então a tratar de temas que giram em torno do amor, da morte, do destino; o locus amoenus árcade é substituído por um locus horrendus, com natureza espelhando a dor o sofrimento expressos pelo eu lírico.)

3-resposta correta c (Comprova-se que essa alternativa é a correta, em razão dos versos "Ah!não, minha Marília, /aproveite-se o tempo, antes que faça / o estrago de roubar ao corpo as forças, /e ao semblante e graça".)

4-A caracteristica do carpe diem , ou seja, justamente a necessidade de se aproveitar o tempo presente.

5-resposta correta c

6-Na alternativa "a", contempla-se a retomada dos valores clássicos e dos tópicos horacianos. Em "b", o contexto do Iluminismo, que deu sustentação filosófica à poesia da época. Em "d", fala-se do bucolismo, do locus amoenus, do cenário convencional da lírica pastoral, típica dessa estética. Em "e", temos a referência ao universalismo temático, que os árcades retomam da tradição clássica.

Autores árcades brasileiros
1-resposta correta b /V,F,V,V/(a segunda afirmação é falsa porque não há trecho indicador qualquer menção à violência do amor, há apenas a evocação de uma figura mitólogica - Cúpido, deus do amor - característica principal dos poemas árcades.)

2-resposta correta b (O eu lírico dirige-se ao seu amigo Doroteu, dizendo que o governador de Minas, que não é Santo, quer fingir-se Santo aos outros homens .

3-resposta correta e ( Todas as afirmativas acerca dos três autores e seus respectivos estilos e períodos literários estão corretas.)

4-resposta correta e ( O poeta não consegue usufruir a beleza da natureza, pois os elementos naturais o fazem lembrar-se de sua amada: cada flor me lembra a formosura / Da bela causadora de minha ânsia?)

5-resposta correta e (Aproximando a beleza da natureza à idéia de ventura, o terceto está expressando que nesse esplendor das belezas naturais está, de fato, a felicidade.)

6-resposta c (Cláudio Manuel da Costa viveu na época do Brasil-Colônia assim como os demais escritores citados no item. O importante é que, embora estejam todos imersas em um contexto histórico semelhantes, as produções literárias são muito diferentes.)


Romantismo
1-a)Prosopopéia: vento sussurrante; ou metáfora: véu da escuridão; ou comparação: "E a névoa que desceu, /Como véu de donzela em branco seio".
b)A palavra "sussurrante", com suas fricativas em "s", lembra o som do próprio sussurro;"E os monótonos sons", com uma sequência de nasais dão o tom da monotonia proposta pelo verso.
c)A apreciação da noite como lugar convidativo: o apelo a escuridão e à escuridão e à monotonia; menção à palidez da lua e da donzela como ideais de beleza são traços típicos do Romantismo.

2-Trata-se de um poema confessional, em que o eu lírico confessa o seu amor à sua musa; esta é uma das faces do subjetivismo característico do Romantismo.

3-resposta correta c (As afirmações I e III estão incorretas, pois a amargura do poeta pela vida não é relativizada diante da morte. O poeta, portanto, demonstra que deixa de viver não traz nenhuma saudade, o que indica que o eu lírico não deve ter vivido em sua existência doces momentos que mereçam ser recordados como doces lembranças.)

4-resposta correta a

5- a)A segunda imagem (Michelangelo, A criação de Adão) reflete uma perspectiva clássica. Podemos notar o senso de equilíbrio entre as pessoas retratadas. Outras característica tipicamente clássica é o traço que realça as formas humanas de Adão, representando aqui com uma expressão tranquila. O uso das cores também reflete essa perspectiva.
b)A primeira imagem (Willian Blake, Deus criando Adão) reflete uma perspectiva romântica. As cores utilizadas criam uma atmosfera pesada, contribuindo para a indefinição dos contornos. O rosto de Adão, em lugar de expressar tranquilidade, revela uma certa angústia, sugere sofrimento. O resultado final do quadro é mais pertubador.

6-resposta correta a ( o profundo sentimentalismo e a fuga da realidade estão presentes, respectivamente, nos versos: "E tão romântico seremos/ que as folhas dos galhos supremos/ que se desprenderem no abismo/ pousarão na nossa memória /- secas borboletas caídas-/ e choraremos sua história " e "Seremos ainda românticos/-e entraremos na densa mata, /em busca de flores de prata , / de aéreos, invisíveis cânticos".)

Romantismo em Portugal
1-resposta correta a (apenas a I está correta, pois o que se afirma acerca da poesia de Garrett em II não é verdadeiro, assim como na III, sobre Filinto Elísio, cuja poesia não representa uma visão de amor sôfrega e intensa.)

2-resposta correta b (As metáforas e hipérboles estão presentes no poema de Filinto. As demais afirmações estão todas incorretas.)

3-resposta correta e

4-O poema trata do amor de forma subjetiva: o eu lírico expressa suas próprias sensações, angústia, preocupações acerca desse sentimento.Além disso, utiliza uma linguagem carregada de sentimentalismo, o que aponta para essa visão mais individual do amor que se apresenta como um paradoxo ao eu lírico: apesar de amado, ele sente tristeza, pois o "excesso do gozo é dor".

5-O eu lírico apresenta o sentimento amoroso como algo paradoxal: provoca tristeza e angústia, ainda que seja realizado (como é o caso, já que o eu lírico se dirige a uma interlocutora que chama de "querida"). Parece , no texto, que o eu lírico idealiza o amor, ao invés de vivenciá-lo realmente - é o que poderíamos chamar de "o amor pelo amor", e não por um objetivo ou uma pessoa.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

visita ao Museu do Café

Olá queridos alunos, como vão as férias?

Bom, com o decreto estadual adiando as aulas, nossas aulas também recomeçarão dia 17 de agosto.
Entretanto, perderíamos a oportunidade da visita ao Museu do Café no Lageado, agendada para dia 14 de agosto. Com a permissão da Coordenação Geral, eu estou convocando os interessados na atividade.
Assim, teremos uma aula bem leve na quinta, dia 13. Mesma bat-caverna no mesmo bat-horário. A visita será dia 14 de agosto e acertamos tudo na quinta.
Solicito que vocês confirmem a presença de vocês na aula e no Lageado o quanto antes via email: ai_genti@yahoo.com.br
Ou quem tiver meu orkut, via orkut.

Desde já muito obrigada!!!
Beijos
Téião.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

E ae pessoal beleza?
continuarei a postar as respostas das atividades ....
e descansem bastante mas sem relaxar hein!
até....Xuleta

Camões: poesia épica
1-resposta correta b (O velho do Restelo critica os portugueses e sua viagem em busca de glória, como fica evidente pela leitura da segunda estrofe: "O glória de mandar, ó vã cobiça/Desta vaidade a quem chamamos Fama!")

2-resposta correta c (O trecho apresenta a aparição do gigante Adamastor- figura que representa o Cabo das Tormentas ("Que mor cousa parece que tormenta").

3-resposta correta e (É Vasco da Gama quem comenta a aparição da aterrorizante criatura)

4-resposta correta b (O termo refere-se ao estado de ânimo dos marinheiros, naquele exato momento diante do gigante Adamastor ).

5-resposta correta d (A afirmativa 1 está incorreta pois a estadia na Ilha dos Amores é um presente de Vênus e não de Baco).

6-resposta correta c (Na fala cotidiana, o verbo começar pede a preposição a ).

A Lírica de Luís de Camões
1-resposta correta b (A alternativa b esta incorreta porque o desconcerto amoroso existe sim na lírica camoniana, sendo, inclusive, um dos termas mais explorados pelo poeta português ).

2-resposta correta e (Não há regularidade sintática. Nas três primeiras estrofes o poema é composto por frases nominais , enquanto na última estrofe os versos compõem-se apenas de frases verbais ).

3-resposta correta c (A poesia de Camões apresenta tanto versos redondilhos, ou seja, compostos na medida velha, quanto decassíbalos, compostos na medida nova. O texto para a atividade 3 é um vilancete, composto de redondilhas maiores (sete sílabas) ).

4-resposta correta c (A alternativa c que abarca a melhor possibilidade de interpretação do texto. Assim, é lícito pensar que o poeta tenta relativizar o valor da ambição, mostrando que cada um deve seguir conforme sua "pena" lhe possibilita voar, sem exageros ou desmesuras).

5-Camões, nesse poema, faz uso de versos redondilhos, característicos da poesia trovadoresca.

6-O poema faz parte da lírica camoniana escrita em medida velha. Além de ser escrito em redondilhas menores, podemos perceber no texto um certo gosto pelo jogo de palavras, e a abordagem do amor sob um aspecto mais galante e carnal (ao contrário da lírica em medida nova, que trata do tema numa perspectiva neoplatônica).

Origens da Literatura Brasileira: Quinhentismo e Barroco
1-resposta correta a (O manual Diálogo sobre a conversão do gentio foi escrito pelo Padre Manuel da Nóbrega e não por José de Anchieta).

2-resposta correta c (A carta, de Pero Vaz Caminha não apresenta "registro coloquial em estilo cerimonioso", pois tais características são inconciliáveis).

3-resposta correta e (Todas as proposições estão corretas)

4-resposta correta e (Os versos são dirigidos à "Mãe Santíssima", o que comprova a religiosidade
do apóstolo, e a citação dos índios tamoios mostra o conhecimento da paisagem americana por parte do jesuíta).

5-resposta correta b (Enquanto Anchieta diz "tua graça me acolheu ", Gregório de Matos descreve-se como sendo uma "ovelha desgarrada", ou seja, declara sua culpa diante de Deus).

6-resposta correta d (Na alternativa a, a expressão "outrora" não se relaciona necessariamente com Antiguidades; em b, um inimigo feroz não significa obrigatoriamente uma força invencível; em c, conjurados são aqueles que se unem para um determinado fim, portanto nem todos os integrantes dos rituais da tribo Tamoio tem de estar conjurados; em e "graça" significa bênção e não pode ser apontada no contexto como sinônimo de beleza).

Autores do Barroco: Padre Antônio Vieira e Gregório de Matos
1-resposta correta a (Todas as afirmações acerca de Gregório de Matos estão incorretas; a alternativa d,que fala de Vieira, comete um equívoco ao caracterizar sua obra como influenciada pela Reforma, pois seus textos seguem os postulados da Contra-Reforma).

2-resposta correta b (As afirmações III,IV e V estão incorretas porque: III-os poemas barrocos não se dedicam apenas a trabalhar com temas religiosos; IV-o título do poema nada tem a ver com a forma fixa do decassílabo, uma vez que se trata de redondilhas maiores, portanto, versos de sete sílabas; V-não há qualquer antítese nos quatro primeiros versos do poema).

3-resposta correta d (Os versos ilustram o que o crítico José Aderaldo Castelo chama de "sombra não punitiva mas inesgotavelmente tolerante de Deus")

4-resposta correta d (O maior exemplo de amor superior estaria na relação entre o homem e Cristo que, pelo "amor forte", levou "Cristo da terra ao Céu": a separação também deve ser buscada quando benéfica ao ser amado).

5-resposta correta b (A última afirmação é falsa porque não há, no texto de Vieira, intenções políticas ou a intenção de transformação do universo social português).

6-resposta correta e (É exemplo do procedimento citado na alternativa e, frequente repetição do vocábulo "amoroso" no texto, como uma forma de destacar o termo e conferir-lhe maior importância ).

7-resposta correta a (Não há relação antitética entre as palavras amoroso e unitivo, pois a primeira fala do sentimento e a outra não se refere ao seu oposto (que poderia se ódio ou desamor ,por exemplo).

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Plantão !

Galera, só pra confirmar, amanha sexta feira (24/07) vai rolar plantão de férias!!!!!
Inicio: 14:00 h
Local: Sala do cursinho

Espero vocês lá!

Obhama

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Preparação

Oi gente!

Tudo em ordem com vcs?


Bom, estou passando para postar um gráfico das notas das redações. Só para vcs darem uma olhada mesmo. Entregarei as últimas redações corrigidas na primeira semana de aula. Enquanto isso, quem quiser fazer algum tema extra pode fazer e me mandar por email que eu corrijo. Blz?




E se preparem para nossa visita ao Museu do Café no Lageado. Não se esqueçam, será dia 14 de agosto durante toda a manhã. Mas os detalhes a gente combina na primeira semana.

Aproveitem as férias!

Beijos gdes!







quinta-feira, 16 de julho de 2009

atividades da apostila

Entao pessoal demorou,mas estou postando as respostas das atividades ....

espero até o final das férias conseguir postar todas as atividades que não foi possível passar em aula...

desejo bom descanso a todos e boas férias.

até mais , Xuleta....



Introdução aos estudos literários e Trovadorismo

1-a) Demonstra a hibridização dos gêneros dramático e lírico.

b) Espécie de lagarto que,quando se corta em dois,três,mil pedaços,facilmente se refaz.Então metaforiza que as idéias de Calabar não morreram, pelo contrário, se multiplicaram.



2- resposta correta c (Na criação poética de caráter dramática e épico podem aparecer os diálogos entre os personagens.Porém, não é uma característica da poesia lírica em que o autor trata de seu mundo interior)



3-a) Os ídolos da música popular são apresentados através dos personagens do romance, passando a ser vistos pela repercussão de sua imagem e de sua obra junto a esses personagens.

b)Duas dentre as características seguintes: localização no tempo e no espaço; citação de nomes de obras passíveis de comprovação; pessoas citadas com existência conhecida publicamente; narrativa dos acontecimentos baseada num ponto de vista que procura demonstrar objetividade ou isenção .



4-resposta correta a (O poema pode ser classificado como cantiga de escárnio, do Trovadorismo galego-português. Trata-se de uma posição satírica em que não se identifica claramente o criticado - no caso,o dono que não cuida de seu cavalo - ,daí podermos apontá-los como de escárnio e não de maldizer (em que as pessoas criticadas são explicitadas).



5-resposta correta d (As demais alternativas estão incorretas porque: no Trovadorismo predomina o amor platônico; esse estilo literário não ocorre no século XV ou se baseia numa cultura antropocêntrica; as cantigas não são retomadas pelo Renascimento nem recuperam padrões greco-romanos).



6-resposta correta e (Trata-se de uma cantiga de amor, porque "mia dona" é equivalente a " mia senhor", expressão utilizada de modo recorrente nessas cantigas)



Humanismo

1-resposta correta e



2-resposta correta d (O interesse de Erasmo pelas línguas antigas abre espaço para o estudo do passado, ou seja, da história .



3-resposta correta a (Erasmo acreditava "firmemente no livre-arbítrio dos seres humanos", pois, para ele, "todos são capazes de distinguir o bem e o mal").



4- Os versos são redondilhas maiores (7 sílabas poéticas), e há presença de jogos de palavras(desavim/de mim; mim comigo/de mim) bastante utilizados pelos poetas palacianos.



5-A presença de métrica regular e de jogos verbais na poesia palaciana decorrem diretamente da separação entre poesia e música : sem o acompanhamento rítmico, a poesia precisava extrair sua musicalidade da linguagem .



6-Nesse poema, percebemos uma reflexão do eu lírico sobre si mesmo, tema que começou a ser tratado no Humanismo, uma vez que se deixa uma perspectiva teocêntrica por uma visão humanista que coloca o homem no centro das próprias ações.



O teatro de Gil Vicente

1-resposta correta e



2-resposta correta c ( A ironia do texto de Gil Vicente está nessa "dissimulação" contida nos nomes dos personagens - que correspondem não apenas a personagens específicos, mas a um grupo de pessoas.



3-resposta correta c (O trecho não privilegia o racionalismo, não possui perfeição formal nem apresenta uma linguagem restrita ao Renascimento, ou possui uma visão positiva do homem de fé. A cena retratada é grotesca e pertence à cultura popular).



4-a)Auto é uma peça teatral de cunho moralizante, que desenvolve tema de natureza religiosa. Nos autos vicentinos observa-se a utilização de alegorias, que representam as virtudes e/ou defeitos humanos.

b)Observa-se, no trecho do Auto da Barca do Inferno, a referência ao tema religioso (o parvo que chega ao batel do Anjo e pede para ser levado para o céu) e, principalmente, o uso de alegorias: o parvo representa a alma pura, aquela que pode ser levada no batel do Anjo porque, quando errou , o fez sem malícia.



5-O teatro de Gil Vicente é chamado de alegórico porque não apresenta personagens individualizadas. Cada uma das personagens vicentinas, na verdade, é a representação de um conceito (Bem e Mal, por exemplo) ou de um grupo social.



6-Todos os diálogos apresentam-se em versos e não em prosa. A peça estrutura-se, formalmente, com versos em redondilhas maiores (7 sílabas métricas) e também versos com três sílabas métricas.



7-O parvo é aceito na barca do Anjo pela sua simplicidade ("Tua simpreza t' abaste") e porque, apesar de ser um tolo, não cometeu os erros por malícia, isto é, de forma premeditada e consciente. Dessa forma, o Anjo acolhe de acordo com os ensinamentos da doutrina cristã, que isenta de culpa "os pobres de espírito".



Classicismo

1-resposta correta c (É preciso estar atento ao fato de a alternatica c não dizer que o Renascimento tem início no século XVIII, mas que é nesse século ocorrerá o que chamamos de Iluminismo, movimento filosófico influenciado pelos ideais do Renascimento).



2-resposta correta b (O Absolutismo é um regime político que será adotado pelas monarquias européias apenas a partir dos séculos XVII e XVIII, posterior, portanto, ao Renascimento.



3- 25 (01+08+16)



4- 41 (01+08+32)



5-Os aspectos formais que permitem a inclusão do poema no Classicismo são o uso de versos decassílabos (medida nova) e a utilização da forma fixa do soneto.